top of page

Reuniões de Família



Por norma ao domingo reunimos a seguir ao jantar para falar um pouco sobre a nossa parentalidade, o que correu bem, o que correu menos bem, o que podemos fazer diferente para diminuir os desafios e também para planificar.

Estas reuniões duram cerca de 30 minutos [não devem exceder a 1h] e não quer dizer que durante a semana não conversemos sobre o nosso dia a dia. Aliás, todos os dias ao jantar conversamos sobre o como foi o nosso dia.

Nas nossas reuniões todos têm a palavra [trabalhamos o igual valor e a comunicação/escuta consciente]. Na reunião de família, pais, adolescentes e crianças desenvolvem a habilidade de ouvir, falar, colocar questões, ser empático com o outro e encontrar soluções para o que nos desafia e de planear.

Criar este ESPAÇO DE CONVERSA permite:

- Criar uma conexão entre a família.

- Estabelecer limites ou conversar sobre os que já foram estabelecidos e que já não fazem sentido.

- Definir ou manter tarefas.

- Planificar a semana e encontrar o espaço para cada um cuidar de si e cuidarmos da relação com cada filho e da relação do casal.

- Falar sobre as nossas necessidades, se algumas estão em falta e o que podemos fazer para as preencher.

Pode ser desafiante e nem todas correm bem! Já tivemos umas que correram super bem e outras que nem por isso. “Não existe uma fórmula única, pois é preciso uma organização que sirva a nossa família, preferencialmente envolvendo todos, respeitando e satisfazendo as necessidades de todos (aplicando o igual valor), promovendo e confiando que cada um assuma a sua responsabilidade pessoal.” (Relações Conscientes)

Se ainda não criaste este espaço, experimenta! Podes dizer que tens uma ideia para partilhar e o que acham de fazer uma reunião de família onde podem partilhar tudo sem se zangarem uns com os outros. Agenda a reunião e escreve os assuntos que gostariam que fossem abordados e expõe num local visível [o teu filho pode decorar o papel]. Esclarece que todos terão oportunidade para falar e que é importante falar um de cada vez e sem interrupções para que todos se possam ouvir. É fundamental começar a falar das coisas boas, o que funcionou durante a semana, depois o que podemos melhorar e, por último, que estratégias vamos utilizar para melhorar. Não nos podemos esquecer que podemos conversar sobre as atividades em família, planificar a ementa, combinar uma saída a dois, as próximas férias, etc. Para terminar a reunião pode ter um “final especial”, com uma atividade em conjunto, como comer pizza, ver um filme ou jogar um jogo, garantindo um momento agradável para todos.⁣

Experimenta e depois conta-me tudo!

Boa semana e boas histórias!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page