top of page

Cuida de ti


Na sexta-feira passada eu e a Ana Rita [@ananuncio_novoscaminhos] falámos de como construir uma relação forte com o adolescente e, no meio da nossa conversa, referimos o autocuidado. Antes de podermos construir uma relação forte com qualquer pessoa [filhos, maridos, colegas] temos de construir uma relação forte connosco.

Falo muito em [cuidar de mim] e costumo repetir vezes sem conta a importância do cuidarmos de nós e muitas são as mães que me dizem que não são capazes de arranjar tempo. Eu também pensava assim e fiquei no escuro. Em 2016 tudo era negro para mim. Depois decidi começar a cuidar de mim. Comecei por fazer terapia. Depois fiz um curso de desenvolvimento pessoal e um sobre autoestima. Aos poucos fui percebendo da importância de cuidar de mim. Com a Parentalidade Consciente surgiu o meu mantra [se não estiver bem os meus filhos também não estão]. E com este mantra tenho aprendido a lidar com a culpa que sempre surgiu por tirar 5, 10 minutos por dia ou uma a duas horas por semana. Hoje, esses momentos já estão enraizados na nossa rotina e não há espaço para críticas.

O autocuidado não precisa de ser tirar um curso de desenvolvimento pessoal. Pode ser apenas passar um creme a seguir ao banho e fazer desse momento o [teu momento]. Pode ser ler um livro. Pode ser fazer ginástica. Pode ser ver um filme. Pode ser uma pausa consciente. Pode ser aquilo que tu escolheres. 5 minutos podem fazer toda a diferença nas tuas relações, em especial na relação com os teus filhos.

Ao cuidarmos de nós, estamos a cuidar das nossas relações e estamos a dizer aos nossos filhos que é importante existir um espaço, um tempo para nós e que esse momento deve fazer parte das nossas rotinas. Quando eles forem adultos não vão sentir culpa por cuidarem deles. Vão sentir-se merecedores desse autocuidado.

Somos responsáveis por cuidarmos da relação que temos connosco mesmo. Se não o fizermos é difícil cuidarmos dos outros.

Cuida de ti!

Começa esta semana!

Boa semana!





28 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page