top of page

Responsabilidade Pessoal

Ontem falei sobre responsabilidade pessoal no meu Workshop. Responsabilidade Pessoal é um dos valores da Parentalidade Consciente.

Nós somos responsáveis pelas nossas ações, pelas nossas emoções, pelos nossos sentimentos, por nós mesmos. Assim como os nossos filhos são responsáveis por eles. São responsáveis se sentem frio ou calor, se sentem fome, que roupa querem vestir, …

Aqui por casa cada um assume sua responsabilidade pessoal. Cada um de nós é responsável pelas suas necessidades, emoções, ações e escolhas. Os meus filhos são responsáveis por arrumar o quarto, escolher a roupa, arrumar a roupa suja, fazer o tpc, gerir o seu dinheiro, ... pequenas coisas que eu não faço por eles (às vezes arrumo a roupa e o quarto) mas se não fizerem os tpc, vão para a escola sem os fazer e são eles que irão conversar com a professora.

Ontem, depois de jantar, a Madalena, que teve jogo de futebol hoje, tomou a iniciativa de fazer o saco do futebol. Assumiu a sua responsabilidade pessoal, por preparar o saco para o seu desporto favorito. Fez tudo sozinha. O que não encontrava vinha ter comigo para lhe dizer onde estava.

O João fez o saco dele hoje de manhã. Quando chegaram da bola foram pôr tudo para lavar. É minha intenção que os meus filhos assumam as suas responsabilidades (ainda que algumas vezes os tenhamos que lembrar disso).

Quando assumes as tuas responsabilidades és exemplo para os teus filhos. A parentalidade começa em nós e quando a praticas, ainda que com muitas falhas, consegues ver os resultados no dia a dia. 

Deixar o nosso filho assumir a sua responsabilidade pessoal requer muita coragem e uma boa dose de confiança e também paciência. Deixá-lo escolher a forma como vai resolver os seus problemas e desafios é um grande desafio! Acredito que quando permitimos que os nossos filhos tenham sentido de responsabilidade e os deixamos viver as consequências naturais da vida, serão pessoas responsáveis no futuro e viverão melhores relações.




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page