top of page

O poder da Conexão

Quando estou embrenhada no trabalho esqueço-me de me conectar comigo mesma e de me conectar com os outros. É nestes momentos que os desafios começam a surgir aqui em casa.

Para que eles não surjam com tanta frequência criei uma rotina em que todos os dias tenho um momento de mimos e de conversas com os meus filhos antes de dormirem. Estes momentos fazem com que haja uma simbiose entre nós. Também criei um dia só meu e da Madalena, ela tem muito a necessidade de conexão e pertença, o João já não tanto. Por isso, à quinta-feira jantamos na sala e vimos as séries preferidas dela enquanto o irmão e o pai estão no treino.

Na azáfama do dia-a-dia temos dificuldade em criar momentos de presença, em escutarmos os nossos filhos sem a cabeça atulhada de mil pensamentos. Daí a importância de criar estes momentos. Podem ser 10 minutos a fazer o que o teu filho mais gosta: um puzzle, ver desenhos animados, um jogo, um desenho...

Quando comunico com eles também procuro estabelecer conexão, ser empática e falar carinhosamente na primeira pessoa. Quando não consigo os desafios surgem logo. Como posso querer colaboração sem conexão?

Quanto mais conectada estou comigo mais consigo observar as minhas necessidades e saber como preenchê-las. Quando tens as tuas necessidades emocionais e fisiológicas preenchidas mais disponível estás para te conectar com o teu filho. Quantas vezes me esqueço de cuidar de mim? São algumas vezes [embora menos]. Nestes momentos os desafios surgem para me dizerem: “Inês, pára, respira!” Às vezes um bom descanso já é um cuidar. Dou este exemplo porque uma das minhas necessidades é ter o sono em dia.

Se nos lembrarmos que os nossos filhos precisam de mães calmas, tranquilas e pacientes que se conectam com eles e que se cuidam, a Parentalidade flui e as nossas relações melhoram. Estarmos conectadas com os nossos filhos permite-nos estarmos atentas às suas necessidades e emoções. E quando estamos atentas e preenchemos as necessidades dos nossos filhos [não os desejos!] e aceitamos as emoções deles, tudo flui.

Hoje, já te conectaste contigo? E com os teus filhos?




33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page