top of page

Método LASEr

Atualizado: 12 de mai. de 2019

Hoje venho-vos falar de um meta-programa que conheci na Certificação de Parentalidade Consciente. O auto deste meta-programa é o Coach Pedro Vieira. Ele diz que o método LASEr não existe mas ao conhecermos faz todo o sentido. Quando observamos as pessoas que nos rodeiam, em especial as crianças, encontramos padrões comportamentais aliados a necessidades emocionais.

Ao conhecer o modelo LASEr dei por mim a identificar os comportamentos dos "meus meninos", dos meus filhos, de quem convive comigo diariamente e os meus mas sobretudo a identificar as necessidades de cada um aliadas à energia do momento.

Este meta-programa classifica as pessoas/crianças por cores. São quatro energias classificadas em laranja, vermelha, azul e verde. Vamos então falar das crianças!

A criança com energia laranja é extrovertida, dinâmica, gosta de novidade, de experiências novas. Não gosta de rotina e tem duas necessidades: experiência e novidade. Se queremos que uma criança laranja faça uma tarefa é necessário satisfazer as suas necessidades. Primeiro ela deverá brincar, correr, explorar e só depois se sentar para fazer uma atividade.

A criança vermelha precisa de reconhecimento, de se sentir importante. São os nossos líderes, são as crianças que adoram elogios, que são competitivas e muito autónomas. As suas necessidades são a importância e o reconhecimento. Estas crianças gostam de liderar tarefas, de serem responsáveis e de desafios. Sempre que fazem algo têm de ser reconhecidas. Gostam de se sentir únicas, especiais, importantes e desejadas.

A criança com energia azul precisa de rotinas para se sentir segura. Se houver uma alteração da rotina devemos informar a criança com antecedência. Ela vai questionar tudo até conseguir saber todas as informações que necessita para se sentir segura. Se não o fizer, vai surgir um momento desafiante por parte da criança. Para os azuis as suas necessidades são a segurança e o conhecimento. Ao terem certezas e se sentirem seguras estão mais tranquilas. São crianças que se gostarem de carros vão organizá-los por cores, modelos, tamanhos. Para os azuis é importante o planeamento em família e saberem sobre todos os acontecimentos.

Os verdes valorizam o estar em família. Gosta de abraços, carinho, beijinhos. Estas crianças preocupam-se com os outros, ficam tristes se os outros estão tristes. São muito sensíveis e meiguinhos. As suas necessidades são a de conexão e de pertença. São crianças que precisam de dar e receber amor, dar e receber colo. Para estas crianças é fundamental criarmos momentos em que estamos só para elas (presença plena): fazer um puzzle, jogar um jogo, ver desenhos animados abraçados no sofá, um momento de conexão.

Todos nós temos as 4 energias mas duas predominam. Contudo, as principais necessidades podem mudar com o tempo e com a fase de desenvolvimento da pessoa/criança. Também podemos aceder a energias diferentes em casa e no trabalho/escola. Se soubermos as necessidades das crianças podemos ativar outras energias. Por exemplo: se temos um filho azulinho, se lhe informarmos que vamos ao parque com uma amiga e lhe dermos todos os pormenores. Quando estiver no parque vai certamente ativar a sua energia laranja e se divertir. Se for vermelho, vai necessitar de muito reconhecimento sempre que faz uma habilidade no parque e aí irá ser mais laranja.

Uma família é composta por uma mescla de energias. Ao identificarmos a energia dominante e satisfazermos as necessidades associadas, diminuímos os conflitos. Ao treinarmos o músculo do detetive estamos a melhorar as nossas relações.

Ao conhecer o modelo LASEr todas as minhas relações melhoraram.

Passei a olhar "os meus meninos" com olhos de detetive e procuro a toda a hora identificar energias e satisfazer necessidades. É sem dúvida um desafio muito grande mas acaba por ser mais fácil. Nem sempre consigo mas não desisto porque acredito muito neste caminho.




E tu? Já identificaste as tuas energias? E as do teu filho? E as do teu Marido?


Eu hoje estou mais azul e muito verde!




 
 
 

Comments


107.jpg

Segue-me

107.jpg

Segue-me

  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page