Cuida de ti!
- Inês Marques
- 12 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Esta foi uma semana particularmente cheia. Tive formação no trabalho e um Workshop no sábado onde conheci mulheres fantásticas que tal como eu, iniciaram ou estão no seu processo de desenvolvimento pessoal. Mal tive tempo para mim e muito menos para os meus.
Há uns tempos atrás o sentimento de culpa era enorme por não estar presente. Há uns tempos atrás estava exausta por ter imenso que fazer quando chegava a casa. Há uns tempos atrás estava zangada com os meus por não me ajudarem. A única coisa que senti no sábado, após o Workshop, foi a necessidade de estarmos juntos à mesa para conversar em família como o fazemos todos os dias. Para poder partilhar as minhas experiências novas, o que aprendi durante a semana.
O que mudou? Mudou a minha forma de estar, de ser enquanto mãe e mulher.
Há uns tempos atrás era eu que fazia tudo e tudo. O meu marido não sabia onde estava isto ou aquilo. Eu não deixava ele saber. Eu limpava, arrumava, lavava, estendia, fazia o comer, sabia cada pormenor da minha casa. Eu controlava tudo. Eu decidia tudo. Eu não tinha tempo para cuidar de mim.
Quando iniciei o meu caminho do desenvolvimento pessoal tudo começou a mudar.
Hoje temos tarefas estabelecidas. Cada um é responsável por fazer algo em casa. O marido é responsável pelas refeições, o João por limpar o pó do quarto de brincar, a Madalena por levantar a mesa alguns dias da semana, eu sou responsável pela roupa, ... Estas e outras tarefas estão distribuídas. Estou muito menos sobrecarregada. Mas o meu maior desafio foi deixar que isso acontecesse sem interferir, sem controlar. Esta minha necessidade de segurança, de controlar tem vindo a ser substituída pela necessidade de cuidar de mim. De me priorizar.
Hoje consigo não me preocupar com determinadas coisas porque o mais importante é estar bem comigo própria para estar bem com os outros. Quando cuido de mim tudo fica mais fácil. Porque ao me cuidar estou a cuidar dos outros. Ao me amar estou a amar os outros. Ao estar bem estou a criar um ambiente saudável em casa. Ao estudar estou a dar exemplo aos meus filhos do quanto é importante adquirir conhecimento.
Mesmo durante a semana criei oportunidades para cuidar de mim. Sem esses momentos tudo seria mais difícil e desafiante.
E tu, cuidas de ti?
A todas as mulheres: cuidem de vocês, amem-se, priorizem-se. Acreditem que à vossa volta tudo vai florir e fluir. O Facto de serem vocês, de olharem para o vosso EU (Especial e Único), de se cuidarem e de se reencontrarem vai gerar amor. E o amor é o melhor alimento das relações.

Comentários