top of page

Brincar na Natureza

Ontem fui a um evento “Brincar na Natureza 2”.

A minha infância foi passada a Brincar na Natureza.

Cresci a contatar com a TERRA: tive uma horta, brinquei muito no campo, apanhei flores, apreciei a cor de cada estação. Brinquei com paus e pauzinhos, folhas e folhinhas. Andei descalça na terra. Senti as ervas frescas ou secas do sol. Colecionei uma quantidade de tesouros que nela encontrei. Minhocas, bichos-de-conta, caracóis e caracolinhos foram motivo de pesquisa. Muitas sopas de terra fiz para os meus “bebés”, muitas mesmo. E o cheiro da terra molhada? Tão bom! Brinquei, explorei e senti muito na TERRA.

Cresci a brincar com a ÁGUA: a mangueira foi sempre o meu elemento de eleição. Regar as plantas do quintal. Tomar banho de mangueira. Molhar os outros com a mangueira. Beber água da mangueira. Sentir o quente e a frescura da água sempre que abria a torneira do quintal. E a água das barragens? Essa tinha peixes e eu ia pescar. Essa tinha algo de misterioso, pois o fundo eu não conhecia. E a água da chuva? Essa trouxe sempre muitas sensações. Com galochas ou sem galochas a pisar poças e pocinhas. A correr monte a baixo para fugir de uma grande trovoada e a chuva era tanta que quase fiquei encharcada.

Cresci a brincar ao AR livre. A sentir o vento de cada estação. Sentir o vento frio do inverno que parecia cortar a pele da cara. Recordo-me de as bochechas e o nariz ficarem rosados do vento frio. O vento quente soava a brisa. Porque os meus verões eram tão quentes que quando o vento surgia nós sorriamos, afinal era sinal que podíamos sair de casa e brincar ao calor, ao ar livre.

Cresci a olhar o FOGO da lareira que nos aquecia nas noites frias de inverno. A respeitar o fogo. Ele que muitas vezes nos aqueceu os corações. Sentados à lareira, muitas foram as histórias que ouvi dos crescidos.

Os 5 SENTIDOS foram bem explorados: SENTIR a Natureza, OUVIR a Natureza, VER a Natureza, CHEIRAR a Natureza e SABOREAR a Natureza é tão bom, tão bom!!

Subir às árvores, apanhar os frutos de cada estação, tratar dos animais, conhecer a evolução das espécies, colher o que semeei, muitas foram as aventuras que vivi e que me deixaram inúmeras recordações.

Se fechares os olhos por breves minutos e pensares num momento em que foste feliz na tua infância, certamente, esse momento foi na Natureza. E os nossos filhos? Eles crescem ou têm contacto com a Natureza? O meu filho teve sim, a minha filha foram muito poucos. Ao ouvir tanta inspiração sobre Brincar na Natureza questionei-me: e os meus filhos, onde brincam? E os meus “meninos”? Pois nem sempre é possível mas podemos criar momentos que nos relacionem com a Natureza. Tantas ideias, tantos insights! Podemos levá-los a sítios que possam respirar Natureza mas também podemos trazer a Natureza até casa, até à escola. É só querer! Uma coisa quero: que os meus filhos e os meus "meninos" tenham recordações de BRINCAR na NATUREZA.




 
 
 

Comentários


107.jpg

Segue-me

107.jpg

Segue-me

  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page