top of page

Brincar, brincar, brincar!

Aqui por casa as brincadeiras surgem naturalmente. A Madalena adora brincar e sempre explorou todos os seus brinquedos.

Foi assim que encontrei o quarto dela hoje. Parece caótico e está caótico, sem dúvida! É a única divisão da casa que eu fecho os olhos à desarrumação! E porquê? Porque é MUITO importante as crianças brincarem. A Madalena passa horas a construir brincadeiras.

O brincar e o jogar não se resumem apenas a formas de divertimento e de prazer para a criança, são meios privilegiados dela expressar os seus sentimentos e de aprender. Através do faz-de-conta explora diferentes papéis sociais (mãe, pai, filha) o que lhe permite experienciar as suas vivências familiares e exprimir as suas emoções. Brincar é uma forma segura das crianças encenarem os seus medos, as suas angústias, a sua agressividade e de tentarem resolver os seus conflitos internos. Os jogos, nos quais está implícito o perder e o ganhar, permitem que a criança possa começar a trabalhar a sua resistência à frustração. Aprender a lidar com esse sentimento é essencial para o seu equilíbrio emocional e para o desenvolvimento da personalidade. O brincar promove ainda o desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da imaginação e da criatividade, na medida em que as brincadeiras trazem novas linguagens e ajudam a criança a pensar. Desempenha um papel importante na socialização permitindo-lhe aprender a partilhar, a cooperar, a comunicar e a relacionar-se, desenvolvendo a noção de respeito por si e pelo outro, bem como sua auto-imagem e auto-estima.

Os benefícios do brincar são inesgotáveis! É muito importante que as crianças tenham tempo para brincar e que os pais se permitam a ter tempo para participar nas brincadeiras dos seus filhos e promoverem momentos de conexão e presença. Esqueçam as mil e uma tarefas que têm e brinquem com os vossos filhos. Permitam a desarrumação: é uma desarrumação arrumada de brincadeiras onde a imaginação e a criatividade criam histórias!





40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page