top of page

Autoestima para que te quero!

AUTOESTIMA refere-se ao que sabemos sobre nós próprios e à forma como nos relacionamos com isso. A autoestima reúne o autoconhecimento sobre as nossas capacidades, os nossos desejos, os nossos pensamentos, as nossas necessidades, as nossas forças e as nossas fraquezas. Tudo o que gostaríamos de manter e também de mudar. A forma como nos relacionamos com este conjunto determina o quanto está saudável ou não a nossa autoestima. Quanto mais nos aceitamos, que temos valor só pela nossa existência, mais saudável será a nossa autoestima.

A minha autoestima nem sempre foi saudável e nem sempre me relaciono bem com o espelho. Com ele tenho grandes desafios que determinam o "estado" da minha autoestima. Que muitas vezes está lá em cima e muitas vezes está lá em baixo. Parece uma montanha russa. Este looping vem da imagem que está bem guardada cá dentro desde a infância. E que nem sempre consigo lidar. A nossa voz interior é a voz das pessoas que estiveram mais próximas na nossa infância. Tudo o que ouves de ti na infância fica registado e é nisso que acreditas e transportas para os dias de hoje. São crenças limitadoras que influenciam o quão saudável é a nossa autoestima.

Quanto melhor for a nossa capacidade de transmitir aos nossos filhos que eles têm valor pela pessoa que são e não pelas coisas que fazem, mais saudável é a sua autoestima. Este é o caminho: a forma como comunicas com o teu filho. Sempre que comunico com os meus filhos preocupo-me em lhes transmitir que têm valor.

Mas também me preocupo com a minha autoestima e o quanto não me posso descurar dela. Nem sempre é fácil aceitar-me como sou e reconhecer em mim o valor que tenho. "O caminho faz-se caminhando" e eu acredito neste caminho que tanto me tem transformado e melhorado as minhas relações e também a minha autoestima!




35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page