top of page

Acalma a tua ansiedade


Nas duas últimas semanas andava a sentir-me muito ansiosa. Já tinha partilhado com vocês e considero que estes temas são de extrema importância nos tempos incertos em que vivemos e o medo nos assombra a cada minuto.

Transpareço ser uma pessoa calma e, na verdade, maioritariamente sinto-me serena. Muitas vezes esta minha tranquilidade é invadida por um sentimento de ansiedade que raramente transpareço porque ele é todo canalizado para o meu aparelho digestivo [que já não é famoso] ou para os músculos [dores musculares nas costas].

O primeiro sinal foi uma dor muito forte nas costas que me fazia ter dificuldades de locomoção o que me estava a limitar. Já há muito que não tinha uma crise assim. De repente o meu corpo deu um grito de dor e disse-me: “Tens de cuidar mais de ti!”

Por mais serena que seja também sou assolada por sentimentos de ansiedade e está tudo bem! O importante é arranjar estratégias para alterar este estado de ansiedade. Por isso, ser tão importante falarmos sobre o assunto. Como eu, existem mais pessoas que sofrem de episódios de ansiedade e que não sabem o que fazer. Quero deixar-te algumas atividades que podes fazer para minimizar este sentimento. A mim ajuda-me bastante.

[Meditar] de manhã ou à noite; sentada ou deitada; com a ajuda de uma aplicação ou sozinha; 5 minutos ou 30; uma vez ou duas. Ajuda muito a limpar a mente destes pensamentos negativos que nos invadem.

[Exercício físico] correr ou caminhar; fazer aulas online com um PT ou através de uma aplicação; ou até por ti! Mexer o corpo faz com que o foco seja o exercício em vez das maléficas nuvens que pairam na nossa cabeça.

[Atividade Manual] Fazer trabalhos manuais: de expressão plástica, de costura, de croché, desenhos, pintar mandalas, escrever, tudo isto ao som de uma música preferida ou relaxante.

[Comer de forma consciente] Ao nos alimentarmos bem estamos a manter o corpo nutrido e temos os níveis equilibrados que nos sentirmo-nos mais tranquilos e não com aquela vontade de comer tudo e mais alguma coisa.

[Dormir] Descansar bem. Procurar deitar sempre à mesma hora e dormir as horas que nos fazem bem.

[Respiração Consciente] Sempre que te sentires ansiosa, para. Inspirar e expirar conscientemente. Pausa. Inspiração. Pausa. Expiração longa, lenta, devagar. A respiração vai tornando-se leve e profunda e sentirás o corpo a relaxar.

[Ler] Ler um livro ajuda a mudar o foco e a libertarmo-nos dos pensamentos indesejados.

[Conversar] Telefona a uma amiga. Conversar é terapêutico.

Nos tempos que correm é de extrema importância cuidar de nós. Criar pausas consciente, fazer atividades que nos tragam prazer. Se tens filhos pequenos aproveita as suas sestas, se já são crescidos sê autêntica e manifesta a tua necessidade de espaço para uma pausa. Os nossos filhos querem as suas mães equilibradas e não à beira de um ataque de nervos.

Se sentes que não chega, pede ajuda. Estou aqui para te ouvir. Não hesites! Muitas vezes conversar alivia a alma.

Boa semana e boas histórias!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page