top of page

A minha futebolista um dia foi bailarina




Esta semana deparei-me com esta memória: “ A minha princesa bailarina ♥”. Levou-me a refletir sobre a minha decisão na altura de a tirar do Ballet.

Em 2015, a Madalena tinha 3 anos e quis ir para o Ballet. Sem dúvida que fiquei bastante feliz por ela querer ser bailarina. Passado um mês chorava que não queria ir e eu tirei-a. Na altura decidi respeitar a vontade da minha filha e não era a vontade mas sim a Integridade dela. Simplesmente estava a respeitar as emoções dela, os valores dela e o que ela pensava.

Continuou na dança na “escolinha” a praticar Hip-hop (2016) e mais tarde Sevilhanas (2017) onde foi muito feliz. Foi nesta altura que pensei em inscrevê-la numa escola de Sevilhanas. Estava crente que era isso que ela mais gostava. Mas estava redondamente enganada e tão enganada que eu estava!

Numa saída a duas, no Verão de 2017, em que fomos ao cinema ver o filme “A Bailarina” perguntei à Mada qual era o sonho dela ao que me respondeu que era ser futebolista.

E em Setembro desse ano começou a treinar/jogar futsal. Ainda julgamos ser influência do irmão mas ela é tão feliz com uma bola nos pés que uma pessoa até se esquece que um dia foi bailarina por um mês! Desde esse Outono que joga à bola e hoje treina futebol numa equipa mista.

Quando a vejo jogar lembro-me de o quanto fomos conscientes e não insistimos que os nossos filhos fossem aquilo que fomos em criança ou aquilo que gostássemos de ter sido. Eu andei no Ballet com uma Professora espanhola e o meu marido jogou ténis de mesa e até foi a campeonatos.

Respeitar a Integridade da criança é meio caminho andado para não termos filhos frustrados por fazerem atividades que os pais querem ou que acham que eles ali vão ser alguém na vida. Investiga se o teu filho é feliz na atividade que faz ou se quer experimentar outra. Se ele é bom numa área, investe. Eu sei que muitas modalidades/artes são caras e requerem de nós presença e condições financeiras. Mas acredita que vale bem a pena o esforço de ver os nossos filhos felizes.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page